Por Rudy Rafael
O sistema econômico da sociedade está mudando. A classe-média está desaparecendo. O abismo entre os mais ricos e os mais pobres é cada vez maior. 90% da riqueza mundial está nas mãos de 10% da população, parcela esta que tenderá a ter cada vez mais riqueza enquanto os outros ficarão cada vez mais pobres e o povo mesmo é responsável por isto tudo.
Os maiores empregadores são as micro e pequenas empresas. São nestas que não exigem doutorado para carregar engradados de refrigerante, são nestas que não é necessário ter ensino superior completo para vender lápis e borracha, que não exigem nível médio para limpar a cozinha e que empregam o cidadão mais humilde, as massas. Pessoas simples, com pouca instrução têm muito mais chances na padaria da vizinha, na sapataria do amigo, na lojinha de R$ 1,99 da tia, na peixaria da esquina e em todo o mercado informal do que nas grandes empresas, que através dos controles de qualidade estão exigindo cada vez mais instrução dos funcionários.
A padaria da esquina, a lojinha de R$ 1,99, o sapateiro, a costureira e todos estes trabalhadores que trabalham e empregam estão desaparecendo cada vez mais e pela própria conduta impensada do povo, que ao invés de fomentar a economia local, de seu bairro, sua comunidade, injeta dinheiro nas mega empresas, nas multinacionais estrangeiras, fazendo o capital se concentrar cada vez mais nos países desenvolvidos e nas mãos dos ricos.
Cada vez que você precisa comprar pão e, ao invés de comprar o pão na padaria da esquina, compra na mega-ultra-power-fantástica rede de supermercados que tem no Brasil todo, você está ajudando a pequena padaria da sua comunidade a diminuir o lucro e assim um dia futuramente a fechar, fazendo com que os funcionários tenham que procurar a mega-ultra-power-fantástica rede de lojas, mercados e produtos para trabalhar.
Cada vez que fura a sola do seu sapato e ao invés de você levar ao sapateiro, você já vai na mega-ultra-power-fantástica loja do shopping comprar um novo sapato, você está ajudando este sapateiro a fechar e fazê-lo abandonar seu ofício e ir trabalhar na mega-ultra-power-fantástica multinacional com sede em sua cidade.
» Continuar lendo
Nenhum comentário:
Postar um comentário