sábado, 2 de agosto de 2008

O paradoxo da vivissecção

por Leandro Costa


Por que a vivissecção tem sido cada vez mais contestada em nossa sociedade e em diversos outros países? Porque, por incrível que pareça, o argumento utilizado para escravizarem os animais como cobaias é o mesmo utilizado por seus defensores. O qual é: Os animais são iguais a nós.

Para constatarmos o fato, é só perguntarmos a nós mesmos: Por que será que os experimentadores insistem tanto na indispensabilidade dos testes? Porque somos muito mais semelhantes do que diferentes. Animais não são máquinas, parecidíssimas com os humanos assim como Descartes quis um dia sugerir. Na verdade, alguns humanos é que são parecidíssimos com máquinas, sem sentimento ou sensibilidade alguma a ponto de proferirem tais coisas. Nós e os animais temos a mesma ancestralidade. Ambos possuímos a capacidade de sentir (e raciocinar) porém em graus e dimensões específicas. Porcos, por exemplo, são tão inteligentes quanto cachorros, que são tão com-passíveis de se relacionarem conosco e com eles mesmos. Aves planejam o futuro, ensinam outras aves a cantarem e têm um senso de organização fora do comum. Chimpanzés, gorilas e elefantes também brincam, divertem-se e reencontram velhos amigos, assim como sofrem a perda destes. Eu poderia citar diversos outros exemplos sobre como eles se parecem conosco, mas o fato é que: não devemos dizer que os animais são diferentes da gente (e portanto testes científicos não funcionariam) e sim que os animais são iguais a nós (com vontades, desejos, coração) e, eficazes ou não, a pergunta a se fazer sobre os testes seria: Eles são éticos?

A despeito disso, muitos defensores da vivissecção nos perguntam: "E vocês, que tanto insistem em defendê-los, por acaso se voluntariariam?". Eu me voluntariaria apenas se eu quisesse. Mas se a maioria das pessoas não quiser e não quer, isso é justificativa para submeterem os animais, à força? E se os animais não existissem? O que vocês fariam? Quem vocês subjugariam?

"Os animais do mundo existem para seus próprios propósitos. Não foram feitos para os seres humanos, da mesma forma que os negros não foram feitos para os brancos, nem as mulheres para os homens."
(Alice Walker)

"Pergunte para os vivisseccionistas por que eles experimentam em animais e eles responderão: 'Porque os animais são como nós'. Pergunte aos vivissecccionistas por que é moralmente 'OK' experimentar em animais e eles responderão: 'Porque animais não são como nós'. A Experimentação animal apoia-se em contradição de lógica." (Professor Charles R.Magel - 1920)


» alguns links:

Os animais têm sentimentos?

Os animais pensam como nós?

Como os pássaros migram?

Os animais são seres sencientes

Cães entendem injustiça e sentem inveja, diz estudo

Cães podem 'ler emoções' como humanos, diz estudo

A mente dos animais, segundo Charles Darwin

Mentes que brilham (National Geographic)

Um comentário:

  1. Ainda falando em paradoxo, o que se poderia perguntar a um vivissector ou a qualquer pessoa que pergunte-nos se trocaríamos de lugar é o seguinte:

    Se desejas tanto minimizar o sofrimento alheio, por que tu não te colocas de cobaia? Por que não te ofereces de cobaia, tu, para a "tão sonhada" descoberta?

    ResponderExcluir