sábado, 24 de julho de 2010

Echochrome

Inspirado na obra dos artistas gráficos M.C. Escher e Oscar Reutersvär por suas construções “impossíveis” e incursões ao infinito, Echochrome é um puzzle game eletrônico que explora as mudanças de perspectiva e a ilusão de ótica. Esse jogo, desenvolvido para os consoles PS3 e PSP da Sony, consiste basicamente em controlar o cenário fazendo com que a realidade vista pelo jogador mude conforme o ângulo enxergado, usando-se, para isso, de cinco leis ou mistérios, segundo o próprio game: Perspectiva de percurso, sobreposição, existência, ausência e salto.



1. Perspectiva de percurso - quando dois caminhos parecem tocar-se, eles tocam.
2. Perspectiva de sobreposição - quando um caminho parece encontrar-se sobre outro, ele está.
3. Perspectiva de existência - quando uma abertura entre dois caminhos não pode ser vista e os caminhos parecem estar unidos, eles estão.
4. Perspectiva de ausência - se um buraco está oculto, não existe.
5. Perspectiva de salto - quando o caminhante salta, chega ao chão do que parece estar sob ele.

A partir dessas leis, o jogo é construído. Sua interface é simples e limpa. Duas cores apenas ele possui: Preto e branco. Os cenários são basicamente retângulos vetoriais, os quais unidos dão corpo a plataformas “movediças”. O personagem, que é um boneco de manequim, tem como objetivo percorrer as diversas plataformas dispostas na tela para encontrar suas sombras ou os bonecos correspondentes (seus ecos) e também desviar-se de seus bonecos-oponentes, afim de não serem anulados. O jogador não consegue controlar o boneco, que anda ininterruptamente, mas controla o cenário mudando sua perspectiva (ver vídeo). A princípio parece uma tarefa fácil, mas, em ironia com a proposta do game, não é tão fácil quanto parece, nem tão simples quanto se soa. Aí se encontra a originalidade do game, e sua consequente genialidade. Para driblar os becos e encontrar os ecos do jogo, tudo depende da criatividade e da imaginação do jogador/observante. A trilha sonora ficou por conta de Hideki Sakamoto, que fez um brilhante trabalho de composição, parte essencial e irremovível da obra.

"Echochrome é a prova definitiva de que é possível produzir um bom jogo de video game sem ter que necessariamente mergulhar de cabeça em uma enxurrada tecnológica." (Carlos Ferreira, Equipe Baixaki)

"Bem-vindo ao mundo de Echochrome. Você pode não ver, mas existe um caminho." (Slogan dos criadores)


Ler também:
Echoshift - Desafiando o tempo
M.C. Escher - A Arte do Impossível

Nenhum comentário:

Postar um comentário